segunda-feira, 26 de março de 2012

UMA ÁRVORE MAGICA

TINNE OU AZEVINHO - MAIS UMA ÁRVORE MÁGICA CELTA


O GRANDE REI CELTA TINNE


Texto de Lilly Rose, Inspirado e Adaptado de Anddy Baggott- Rituais Celtas, Editora Madras. Imagens 1,3 e 4 Fonte: www.wordpress.com, Imagem 2 Fonte: www.renderosity.com


TINNE OU AZEVINHO - MAIS UMA ÁRVORE MÁGICA CELTA


O "Todo" ou a "Criação" estavam p/o Povo Celta, intrínsecamente ligados a tudo que existe ou vive na Terra.

Para este sábio Povo Plantas, Árvores, Animais, Pedras e ainda os Corpos Celestes, eram considerados nossos Irmãos, Pais e Avós.

A Sabedoria Ancestral era respeitada em todos os sentidos. E por ela muito se aprendia dos Poderes Mágicos e Naturais da Querida Mãe Terra.

No antigo Alfabeto Celta "OGAM", o Azevinho era chamado pelo nome de "Tinne" . Relacionado à Força e Sabedoria, o Tinne era essencial para os Celtas no Período do Inverno.
FADA DOS BOSQUES A PROCURA DE AZEVINHOS OU TINNES



Antigas lendas diziam que até mesmo as "Fadas dos Bosques" nesta época, além de cuidarem do fortalecimento do Tinne, usavam partes desta árvore para comporem suas belas vestimentas.

Mas o misticismo do Tinne ou Azevinho não párava por aí...Ele era associado diretamente a lendárias batalhas épicas anuais, entre os Reis "Carvalho" e Rei "Tinne". Respectivamente as Estações do Verão e Inverno; e ainda à Força Guerreira das tribos.

Era comum então, as hastes das lanças Celtas serem confeccionadas com a madeira do Azevinho. Bem como as rodas de seus carros de guerra.

Faziam também uma fantástica analogia entre o crescimento do Tinne com o amadurecimento físico/espiritual do Ser Humano.

Ou seja, as folhas do Azevinho iniciam sua vida tal qual infantes, de forma suave e maleável. Com o passar do tempo, endurecem formando uma vigorosa barreira.
AZEVINHO - FORÇA, SABEDORIA E SAÚDE



Muitas vezes assim é o nosso amadurecimento. Ele nos traz progressos e experiências, mas também pode angariar e cristalizar conceitos e preconceitos, que relutamos em mudar...

Os Grandes Sacerdotes Druídas acreditavam que a madeira do Azevinho possuía intensas propriedades mágicas. Colhiam os galhos desta árvore, e após fortalecerem seu encantamennto, os levavam às casas dos Aldeões.

Assim a madeira do Tinne ao queimar asseguraria aos moradores um fogo vigoroso, acolhedor e duradouro, p/ enfrentarem o inclemente Período do Inverno.

O Azevinho ainda era tido como Árvore da Sorte entre os Celtas. Fornecia proteção e era excelente remédio para combater febres das mais diversas e reumatismo.
ESTORNINHO - O FIEL E QUERIDO COMPANHEIRO DO AZEVINHO


O Passarinho, fiel amigo do Azevinho chama-se "Estorninho". É extremamente sociável, e ao ajudar a preservação do Tinne, nos ensina a viver em harmonia com aqueles que nos cercam. Este sempre foi e será um importante atributo p/um verdadeiro Guerreiro!

Não importa a Guerra ou Era em que combata... Desde que o faça por um Mundo mais Digno para Si, aos Seus e à Mãe Terra.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário