sexta-feira, 10 de julho de 2015

A RÃ E A VACA


A rã e a vaca


Uma rã viu uma vaca. E achou linda, aquela vaca.

- Como ela é gorda! - dizia ela. - Como ela é grande! Eu sou muito pequena, coisa mais chata! Ah, eu queria tanto ser gorda como a vaca!

Aí a rãzinha começou a comer o máximo que conseguia para ver se ficava gorda, gorda como a vaca!
Às vezes ela nem sentia fome, mas comia assim mesmo e falava para a irmãzinha rã:
- Preste bem atenção, minha irmã, me diga se estou engordando, me diga se fiquei tão gorda quanto à vaca!
- Que nada! Você não é gorda como a vaca.
A rãzinha comeu mais ainda, e engordou bastante; quase nem conseguia mais saltar.

- E agora, já estou tão gorda quanto à vaca?
- Que nada! Você não é gorda como a vaca. Você é bem menor. Nunca na vida você vai ser tão gorda quanto à vaca.
Mas a rãzinha queria porque queria ficar tão gorda quanto à vaca. Aí começou a comer mais grama, mais moscas, e todas as comidas que encontrava pela frente.
E ela engordava. Quase nem conseguia mais andar.
Tinha virado uma rã gorda, gorda, mas não tão gorda quanto a vaca, e sua irmãzinha rã ficava zombando dela.
- Pode comer tudo que quiser, que não vai adiantar. Nunca na vida você vai ficar tão gorda quanto à vaca. Você é uma rãzinha, uma rãzinha pequena! Por que foi inventar de ficar tão gorda quanto à vaca?
Mas a rãzinha não dava a mínima para sua irmã. Continuava comendo.

E vocês sabem o que aconteceu?
Ela comeu demais, ficou doente e morreu.
Ah que bobinha, aquela rã invejosa! Por que ela não queria ser uma pequena rãzinha?

As rãs são muito simpáticas, pequenas daquele jeito . . .  Se fossem gordas como as vacas, seriam muito feias e não conseguiriam saltar na relva e se esconder debaixo das folhas ou no meio das plantas quando a gente tenta agarrá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário