sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AS FERRAMENTAS

As ferramentas


a-alegoria-das-ferramentas 
Numa carpintaria, realizou-se a reunião das ferramentas.
O martelo queria ser o chefe de todas elas, mas os participantes disseram-lhe que não, pois fazia demasiado barulho e passava todo o tempo a bater.
O martelo aceitou, mas exigiu que não fosse o parafuso, pois ele dava muitas voltas para conseguir algo.
O parafuso concordou, mas por sua vez pediu que o chefe não fosse a lixa, pois era muito áspera no tratamento com os outros.
A lixa acatou a decisão, com a condição de que não fosse o metro, pois sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro e iniciou o trabalho. Utilizou o martelo, o parafuso, a lixa e o metro. Finalmente, a rústica madeira converteu-se numa fina peça de mobília.
Quando a carpintaria ficou novamente só, as ferramentas recomeçaram a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
— Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com as nossas qualidades.
As ferramentas perceberam então que o martelo era forte, o parafuso unia, a lixa era boa para limar arestas e o metro era todo ele exactidão. Sentiram pela primeira vez a alegria de trabalhar juntos.
Cada um de nós recebeu qualidades diferentes, que pode e deve desenvolver ao longo da vida. Sozinhos nada conseguimos fazer de belo. Porém, juntos, podemos dar cada qual o seu melhor e fazer maravilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário