domingo, 24 de maio de 2015

VIDA SECRETA DAS FADAS





As fadas são seres fascinantes. As inumeráveis lendas que já geraram nos demonstra o grande interesse que as pessoas possuem por elas. Porém, ao mesmo tempo, tantas histórias diferentes sobre sua forma de ser e seus costumes lançam uma sombra sobre o mistério de suas vidas.



Alguns investigadores têm tentado encontrar um dos grandes tesouros deste mundo mágico: o diário de uma fada, onde estariam anotados seus mágicos pensamentos. Dizem que muitas fadas são aficionadas pela literatura e adoram escrever suas refelxões e sentimentos. Seria muita sorte encontrar algum desses diários, por que poderíamos conhecer, de primeira mão, a vida desses maravilhosos seres. Porém, até esse momeno, esses diários seguem sendo um dos segredos mais bem guardados do mundo das fadas.

Apesar disso, podemos nos aproximar de muitos de seus mistérios através de relatos e lendas que estão escritos nos contos escritos para as crianças. Se acredita que a função desses contos não era tanto para distrair os mais pequenos como transmitir conhecimentos vitais do mundo mágico das fadas.

É através desses contos que podemos responder as perguntas que nos fazem e também saber um pouco mais sobre a vida secreta das fadas. E o primeiro mistério que iremos desvendar é o de saber sobre o por quê dançam das fadas.

PORQUÊ AS FADAS DANÇAM
As lendas estão repletas de histórias sobre círculos ou anéis das fadas. Se diz que as fadas adoram uma boa música e qualquer som agradável e harmonioso são ouvidos por elas.
Essa predileção pela música faz com que muitas toquem alguns instumentos.
Por exemplo, as fadas do ar só elegem instrumentos de vento, como as flautas.
As mais hábeis utilizam a antiga flauta dupla com a qual produzem deliciosos acordes e melodias. Já as fadas marinhas preferem os elementos de corda, como liras e harpas, enquanto que em certas ocasiões também são vistas com uma flauta nos lábios. As fadas da terra preferem dançar com o ritmo da natureza, e aproveitam os sons da água e do vento para realizar seus bailes.
Pouco se sabe das fadas do fogo, que dançam em torno da fogueira e só necessitam de seu incessante crepitar para entrar em transe místico.

Geralmente as fadas tocam um instrumento como passatempo, porém quando chega a Lua Cheia o instrumento se transforma em um objeto indispensável. As pessoas que afirmam tê-las visto dançar nestas noites afirmam que a brisa noturna,as águas, os pássaros e os ecos dos seres invisíveis se juntam em uma sinfonia fantásticas que impelem as fadas à uma dança fascinante.

Porém, por quê dançam as fadas?
Para responder essa pergunta teremos que retornar a um passado remoto.
As musas e as ninfas já conheciam o poder da música e da dança. E se diz que só a música pode dobrar uma sereia, já que unicamente a música pode abrandar seus frios corações.

As festas que realizavam as ninfas na antigüidade estavam oficiadas por um deus. Em algumas ocasiões Ártemis, Deusa da Lua e da Caça, que com seu cortejo de ninfas desfilava pelas noites para acabar em um baile. Outros deuses que participavam era Apolo, deus da música e da poesia, e Dionísio, deus do vinho e da paz. As festas do deus do vinho sempre acabavam com excessos, por que cada vez havia mais humanos nelas e menos ninfas.

As fadas possuem o costume de dançar até o amanhecer. Muitas vezes dançam dando-se as mãos para formar um círculo. Se trata do "Círculo da Vida" que nos remete à mais antigas das fadas que fiavam a roda da vida onde cada fio era uma existência, e cada fio (cada vida) rodava e rodava. Deste modo, a dança das fadas é um ritual que deve ser realizado para que o mundo permaneça vivo.

Nestas ocasiões as fadas cantam e dançam como uma forma de diversão, porém se fazem um círculo seu sentido é de regenerar a energia da Terra. Quem já as viu, contam que nunca poderiam duvidar da magia das danças nem da fascinante melodia que as acompanha.

Quem observa essas danças se sente enfeitiçado por sua beleza e sua aura sobrenatural. As lendas sobre estes bailes recorrem todo o mundo e inclusive no longínquo Japão se falam do poder fascinador da dança das fadas.

Conta uma lenda japonesa que um dia o jovem Isomu, passeando pelo bosque, se encontrou com um círculo de fadas dançando e se uniu a elas. Quando passou pouco mais que uma hora, acabou o baile e o jovem voltou para casa. Ao chegar encontrou um velho sentado na porta que não conhecia e lhe perguntou quem era. Quando Isomu se identificou ao ancião ele lhe disse:

-"Meu avô,teu filho, tinha me contado a história de teu desparecimento."

Nesse momento Isomu caiu ao solo e se converteu em pó. Haviam se passado mais de 150 anos desde o dia em que tinha ido dançar com as fadas.

O fato interessante é que todas essas lendas mostram uma deformação do tempo quando uma pessoa cai cativa por essas danças. O que se vive por um instante pode ser na realidade centenas de anos quando um ser humano deixa a dança das fadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário